Nesta quarta-feira, os mercados seguem com os olhares direcionados para uma série de PMIs de serviços a serem divulgados, bem como os dados da indústria dos EUA. Além disso, hoje será divulgada a ata do Federal Reserve (FED), que também pode ser um driver para os negócios.
No Brasil, poderemos observar algum aumento no sentimento de aversão ao risco, em função principalmente do clima de cautela no exterior e das incertezas relacionadas à pauta econômica, o que pode pressionar negativamente os ativos locais. Hoje também é retorno de feriado americano para os negócios em Nova York, o que tende a melhorar a liquidez global e, consequentemente, abrir mais espaço para uma realização de lucros por aqui. Com isso, poderemos ter mais um dia ruim para o real e para o Ibovespa, porém com investidores de olho na ata do FED.
No exterior, os contratos futuros de petróleo operam mistos nesta manhã, porém pressionados para baixo em função de sinais de fraqueza de indicadores do setor de serviços na China e na Europa. Os índices futuros acionários de Nova York ficam no vermelho, enquanto o mercado aguarda a divulgação da ata do FED, a qual deve alinhar as expectativas em relação ao futuro da política monetária americana. Na Europa, os PMIs de serviços abaixo do esperado também motivaram queda nas principais bolsas do continente, que operam em sinal negativo no dia de hoje. Por fim, na Ásia o cenário não foi diferente, com um fechamento em queda na maioria das bolsas, motivados também pelos PMIs de serviços abaixo do esperado.