O mercado de cambio é o ambiente onde se realizam as operações entre agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
É regulamentado e fiscalizado pelo BC e compreende as seguintes operações :
A taxa de cambio nada mais é do que preço em moeda nacional (Real) de uma divisa (Moeda) estrangeira. O Brasil adota desde 1991 o modelo de cambio flutuante, onde esta taxa varia entre oferta e demanda do mercado, podendo sofrer interferência do Banco Central em caso de alta volatilidade.
A taxa VET (Valor Efetivo Total) representa o custo da operação cambial em Reais por moeda estrangeira, englobando a taxa de cambio, as tarifas e os tributos incidentes nesta operação.
É uma codificação estabelecida pelo Banco Central do Brasil através da lei 14.286 de 29 dezembro de 2021, para classificar e tipificar o motivo da operação cambial.
Esta mesma lei dispõe em seu artigo 4, paragrafo 2° e 3° que é de responsabilidade do cliente a classificação da finalidade da operação cambial e que as instituições autorizadas a operar no mercado de cambio deverão prestar orientação e suporte técnico ao cliente para a correta classificação.
O Banco Central do Brasil é o órgão a regulamentar e fiscalizar o mercado de cambio, além disso define quais são as instituições autorizadas conforme os seguintes critérios :
A Green Exchange é um correspondente cambial de instituições financeiras autorizadas a operar no mercado de cambio, devidamente registrada no Banco Central do Brasil.
Há mais de 10 anos estabelecidas no mercado, seguimos os padrões de compliance e governança exigidos, para garantir transparência e segurança as operações de nossos clientes, seja pessoa física ou jurídica.
A melhor forma de comprar moeda estangeira é aquela que se adapta ao perfil de cada cliente, e para todos eles, o planejamento da compra é fator fundamental. Seja para sua viagem, seu negocio, acompanhar o mercado e receber cotações em tempo real ajudará a fazer a melhor compra.
O mercado dispõe de diversas opções (papel moeda, cartão pre-pago, contas digitais, etc.) e o cliente deve analisar os custos envolvidos em cada uma para decidir pelo que se encaixa em seu perfil.
Para cada operação de cambio, tem-se a necessidade especifica de documentação.
Para cambio turismo na compra do papel moeda – documento de identidade e comprovante de residência.
Para câmbio comercial depende do tipo de operação (importação/exportação, transferência internacional, investimento no exterior, financiamento obtido no exterior, etc) mas necessariamente a Invoice comercial e DI/DUE e demais documentos pertinentes a operação.
SWIFT/BIC trata-se de um código universal padronizado para identificar cada instituição financeira em transferências internacionais, que atuam no mercado de cambio.
O IBAN também é um código universal padronizado para identificar a conta bancária do cliente em transferência internacionais.
A INVOICE é um documento, nota ou fatura, de um profissional / empresa que executou um serviço ou vendeu um produto a outra pessoa ou empresa. É o principal documento exigido na contratação de cambio, que comprova a origem da operação.
FINIMP é uma linha de crédito de financiamento as importações na qual a instituição financeira realiza o pagamento a vista ao exportador e recebe rde acordo com as condições negociadas junto ao importador no Brasil. Pode abranger desde o valor da mercadoria, até as despesas para nacionalização, como frete e armazenagem
ACC ou Adiantamento sobre o Contrato de Câmbio é um mecanismo de financiamento à exportação, mais especifico na fase de produção ou pre-embarque, onde o produto ainda não foi entregue ao importador e o contrato de câmbio de cambio pode ser celebrado antes deste efetuar o pagamento da mercadoria.
ACE ou Adiantamento sobre Cambiais Entregues é um mecanismo de financiamento similar a ACC , porem firmado na fase de comercialização e pos-embarque, onde há a entrega dos documentos da operação ao banco para celebrar contrato de câmbio, adiantando o valor em reais com liquidação futura.
Existem hoje diversos produtos que garantem ao cliente, previsibilidade financeira e segurança contra volatilidade na contratação da operação de operação de cambio
O Hedge cambial (ou trava cambial) é uma delas, onde é possível fixar cotações futuras, minimizando riscos da volatilidade da moeda.
NDF ou Non Deliverable Forward é uma modalidade mais simples, não sendo necessária apresentação de documentos referente à uma ordem de importação ou exportação, e a liquidação ocorre somente pela diferença financeira entre o câmbio acordado e o atual
Tenha disponível até 20 tipos de moedas estrangeiras a pronta entrega.
A Green Exchange é um correspondente de Instituição Financeira, conforme definido em seu Estatuto Societário e em seu cartão de CNPJ, como objeto principal de atividade. Não realiza, em nenhuma ordem, número, gênero ou grau, nenhum tipo de custódia de instrumento monetário, emissão de meio de pagamento ou ainda coleta de recursos para compensação e liquidação monetária. A Green Exchange está credenciada à título de correspondente cambial junto ao Banco Central do Brasil pelas seguintes Instituições Financeiras: Ebury Banco de Câmbio S/A, Banco BS2 S/A., Banco Travelex de Câmbio S/A., Corretora Confidence de Câmbio S/A e Banco Ouribank S/A.
MAPA DO SITE